2º Seminário Internacional “EFICIÊNCIA OPERACIONAL NA REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA”

Data: 02/12/2009

2º Seminário Internacional “EFICIÊNCIA OPERACIONAL NA REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA”


Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 2/12, a abertura do 2º Seminário Internacional “EFICIÊNCIA OPERACIONAL NA REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA”, um evento organizado pela Superintendência de Desenvolvimento Operacional - TO, dentro do Projeto Eficaz, o acordo de Cooperação Técnica Internacional entre o Governo do Japão // Jica e o Governo do Brasil // Sabesp, que tem como objetivo principal o aprimoramento da capacitação dos técnicos da Sabesp em ações para redução e controle de perdas de água.

Na cerimônia de abertura, o superintendente Eric Carozzi, além das boas vindas aos participantes - basicamente técnicos de empresas e organizações ligadas ao negócio do saneamento em toda a América Latina, fez um resumo sobre a atuação da Sabesp e os principais desafios do programa de redução de perdas - um dos assuntos que mais tem mobilizado a comunidade nacional e internacional do mercado do saneamento básico e ambiental já que, conforme disse Carozzi, "os desafios da universalização do abastecimento de água, a escassez de novas fontes de recursos hídricos e a dificuldade de financiamentos tem praticamente obrigado às empresas a buscar cada vez mais eficiência operacional e o combate às perdas é um fator essencial nessa área".
Para Masahiro Shimomura, da JICA, os grandes desafios do saneamento, em especial para a América Latina, são a universalização, a regularidade e a qualidade do sistema de abastecimento. "É justamente a troca de experiências do que se faz no Japão, do que vem sendo feito no Brasil e o que existe nesse países que irá permitir um desenvolvimento maior do serviço de sanemento à toda a sociedade".


Projeto Eficaz... o nome já diz tudo
Para atingir os objetivos do Projeto Eficaz foram selecionadas três áreas-piloto (uma na Região Metropolitana de São Paulo; uma na Cidade do Guarujá; e uma na Cidade de São José dos Campos).
Nessas áreas-piloto vêm sendo desenvolvidas atividades que visam a transferência de conhecimento por parte dos Especialistas Japoneses para os técnicos da Sabesp. Essa transferência de conhecimento se dá na forma de treinamentos no Japão, apresentações e aulas teóricas, ministradas em reuniões técnicas e em workshops, e, principalmente, na forma de treinamento em campo (on-the-job-training), onde os Especialistas Japoneses demonstram a utilização de métodos, técnicas, tecnologias e equipamentos utilizados para a prevenção, redução e controle de perdas de água no Japão.
No âmbito do Projeto, está prevista a realização de seminários internacionais, visando a divulgação das atividades desenvolvidas e seus resultados e, principalmente, a disseminação das boas práticas operacionais, aprimoradas no desenvolvimento do Projeto, a gestores e técnicos de companhias de distribuição de água de outros estados e de outros países da América Latina. Nesse aspecto, a Jica tem a Sabesp como um parceiro na disseminação das boas práticas operacionais, utilizadas no Japão, para os demais países da América Latina.
O “1º Seminário Internacional em Eficiência Operacional na Redução de Perdas de Água”, realizado nos dias 2 e 3 de dezembro de 2008, contou com apresentações de especialistas japoneses, ingleses e da Sabesp. Foram inscritas cerca de 400 pessoas, tendo comparecido representantes de nove países da América Latina.

Para o “2º Seminário Internacional em Eficiência Operacional na Redução de Perdas de Água”, está sendo previsto um debate ainda mais intenso, uma vez que este é uma preparação também para a realização do Seminário de Conclusão do Projeto (3º Seminário Internacional) para o mês de maio de 2010.
Durante os dias de sua realização, o Seminário Internacional abordará palestras institucionais e técnicas, onde os representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) apresentarão um painel sobre a cooperação Brasil x Japão e suas perspectivas futuras, além das demonstrações das práticas operacionais relacionadas à redução e ao controle de perdas em sistemas de distribuição de água.

Serão intercaladas apresentações de especialistas enviados pelo Governo do Japão, que focarão os conceitos das ações para controle de perdas utilizadas pelos departamentos de distribuição de água de cidades do Japão, com apresentações de técnicos da Sabesp, que focarão casos reais da aplicação dessas ações em áreas operadas pela Sabesp.
Um diferencial do evento deste ano será que, na sexta-feira, dia 4/12, serão realizadas demonstrações, em campo, de equipamentos e técnicas utilizados no Japão para gestão do controle de perdas. Para os técnicos das Sabesp que atuam na área de controle de perdas, interessados nessas demonstrações, foram abertas inscrições para mais dois dias (10/12/09 - 5ª feira e 11/12/2009, das 8:30 às 16h), quando as mesmas demonstrações serão repetidas, nas instalações da Sabesp Leopoldina. As inscrições devem ser feitas através do e-mail adsantos@sabesp.com.br indicando o dia de interesse.

"Esse Seminário é uma grande oportunidade para se conhecer o que está sendo desenvolvido no Projeto Eficaz, de cooperação entre a Sabesp e a Jica, bem como para se debaterem as chamadas boas práticas operacionais com os especialistas Japoneses e da Sabesp", coloca Eric, lembrando que a Jica está patrocinando a vinda de representantes dos países da América Latina, ligados à área de controle de perdas de empresas de distribuição de água desses países, para participarem do Seminário.
Neste momento, os representantes dos países latinos e os técnicos da JICa estão em uma visita à Estação de Tratamento de Água do Guaraú e na parte da tarde, todos participam de uma reunião na qual será apresentado do estágio em que se encontra o controle de perdas em cada um desses países e em quais as formas em que a Sabesp pode cooperar com o desenvolvimento dessas ações, nesses países - ou seja, uma oportunidade de se realizar um importante benchmarking e, inclusive, novos negócios, afinal de contas não custa lembrar que dessa mesma reunião, no ano passado (por ocasião do 1º Seminário Internacional), foram iniciados os contatos que resultaram no acordo de cooperação internacional entre a Sabesp e a empresa de distribuição de água da Costa Rica.


Programação do 2º Seminário Internacional
“EFICIÊNCIA OPERACIONAL NA REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA”
3/12/2009 Local: Espaço APAS - R. Pio XI, 1.200 - Alto da Lapa
Apresentações em Auditório
8h30 – Recepção
9h – Abertura - Marcelo Salles Holanda de Freitas
Diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp
9h40 - O papel da Cooperação Brasil x Japão e perspectivas futuras
Wófsi Yuri Guimarães de Souza - Agência Brasileira de Cooperação - MRE
Katsuhiko Haga - Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica)
10h40 – Intervalo
11h - Medidas de combate a Perdas: Preliminares, Preventivas e Corretivas
Eng. Masahiro Shimomura (Saitama - Japão)
12h – Almoço
13h30 - A Gestão de perdas, no Japão, utilizando a divisão da rede de distribuição de água em blocos
Eng. Hisashi Kimura (Kawasaki - Japão)
14h15 - Experiência em controle de perdas por blocos
Tecnól. Genival A. de Carvalho (Sabesp - MCEP)
Antônio R. da Grela Fº (Gerente Div. Jales)
15h - Intervalo
15h15 - A evolução da fiscalização como garantia da qualidade dos serviços no Japão
Eng. Takeshi Kato (Saitama - Japão)
16h - A melhoria da qualidade no combate às perdas, através da incorporação das lições do Projeto Eficaz no dia-a-dia do gerenciamento de perdas
Luiz Fernando Rainkober (Sabesp - MOOU)
Antonio Carlos C. Vieira (Sabesp - ROP)
16h45 – Encerramento - Gesner Oliveira - Presidente da Sabesp

4/12 - Local: Auditório Sabesp - R. Nicolau Gagliardi, 313 - Pinheiros
On-the-job-training (sob inscrição - vagas limitadas)
8h30 - Recepção
9h - Apresentação dos Testes a serem realizados
9h45
Turma A - Medição de Vazão de Vazamento
Turma B - Teste de Detecção Vazamentos (CEQ)
11h
Turma A - Inspeção Interna de Tubulações
Turma B - Teste de Estanqueidade ou Localização de Tubulações
12h - Almoço
13h30
Turma A - Teste de Detecção Vazamentos (CEQ)
Turma B - Medição de Vazão de Vazamento
14h45
Turma A - Teste de Estanqueidade ou Localização de Tubulações
Turma B - Inspeção Interna de Tubulações
16h - Encerramento

Representantes da América Latina
- Maurício Adalberto Velastequi Torres - Acueduct and Sewage Company Bogotá City - Colômbia
- Guillmermo Lizarazo Forero - Acueduct and Sewage Company Bogotá City - Colômbia
- Luis Albercio Salcedo Castrp - CORAASAN - República Dominicana
- Kanty Gertrudis Rosario de Ovalles - CORAASAN - República Dominicana
- Geraldine Anelhi Camales Grande - Servicio de Agua Potable y Alcantarillado de Lima - Peru
- Angel William Barragan Cunulata - Banco del Estado - Equador
- Enma Alisba Paredes Benavides - Consejo Provincial de Chimborazo - Equador
- Norillyn Obando Lopez - ENACAL - Nicaragua
- Alina Agurto Herrera - ENACAL - Nicaragua
- Domingo Horacio Veron Cattebeke - ESSAP - Paraguai
- Roberto Marcelo Banti Gill - ESSAP - Paraguai
- Jorge Atilio Pusineri Giménez - ESAAP - Paraguai
- Robert Parada Pedriel - COSMOL - Bolivia
- Edwin Chivas - COSMOL - Bolívia
- Guido Chavarria Salazar - Instituto Costarricense de Acuedutos y Alcantarillados - Costa Rica




< voltar